Blogs

Litoral Sustentável - Turismo de Base Comunitária

Enviado por efeefe, ter, 02/18/2014 - 16:01

Litoral Sustentável - Turismo de Base Comunitária. from Pedro Bayeux on Vimeo.

"... A partir da discussão de como agregar valor social e cultural aos programas turísticos tradicionais e também para fomentar o turismo com base comunitária, através da formação de redes, de modo que as comunidades, como indígenas, quilombolas ou caiçaras, protagonizem a oferta de produtos turísticos..."

Concepção: Felipe Fonseca, Maira Begalli, Pedro Bayeux.
Direção, edição, cinegrafista: Pedro Bayeux.
Cinegrafistas: Marco Estrella, Erik Nagamine.
Som: Ladislau Kardos, Erik Nagamine.
Trilha original: Renato Cortez.

Hacklab Terminal

Enviado por efeefe, dom, 11/17/2013 - 19:59

Hacklab Terminal

Nesta terça-feira, vamos fazer uma experiência. A convite da ONG Blablablá Posithivo e da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, vamos dar o primeiro passo para configurar por aqui um esporo de MetaReciclagem (um hacklab, um laboratório de fabricação, um espaço de triagem e recondicionamento de resíduo eletroeletrônico...). Vamos levar alguns equipamentos, um roteador, algumas ferramentas. Guima-san, de passagem por Ubatuba, vai mostrar suas experiências recentes com sensores e hardware livre. É uma tentativa de continuar o ritmo experimental que desenvolvemos durante o Tropixel, e articular um espaço para desenvolver ações permanentes na cidade. Vai ser uma manhã de trabalho. Todos estão convidados, mas saibam que não será uma oficina voltada para novatos. A ideia é um ritmo mais orgânico, fazendo as coisas acontecerem. Tragam suas chaves de fenda, eletrônicos parados, computadores e impressoras em desuso!

Partiu Tropixel

Enviado por efeefe, sex, 10/18/2013 - 02:14

Produzir o festival Tropixel tem sido uma jornada incrível. O ritmo se intensificou nos últimos dias. Tenho feito jornadas extensas (ontem mesmo comecei às oito e quinze, e ainda não parei agora, quase duas da manhã de um novo dia). Além da comissão organizadora do festival que me acompanha, quase toda à distância, há meses, agora a Malu Andrade também chegou para somar. Hoje de manhã a Carolina Striemer me acompanhou pela cidade colando cartazes, e à tarde nossa filha me acompanhou por aí, negociando, conversando com as pessoas, chamando cada vez mais gente.

Tenho cada vez mais certeza de que o festival vai reverberar por muito tempo nessa cidade. Me parece que mesmo que a gente cancelasse tudo agora e nenhum dos convidados de fora aparecesse, ainda assim já veríamos muitos resultados. A aspiração dessa cidade por transformação, pelo reconhecimento de seus méritos e pelo desenvolvimento de seus talentos já está aqui, latente. Nessa preparação do festival, fiz mais de uma vez movimentos pequenos de aproximação entre pessoas que já deveriam ter se aproximado antes, mas faltava só aquele empurrãozinho. Toda essa projeção, esse exercício de imaginar futuros melhores para Ubatuba, para as pessoas que vivem aqui e para a natureza que a preenche e transborda pode acontecer pelas cabeças e mãos das pessoas daqui, se nós simplesmente começarmos a trabalhar juntos.
Ainda assim a gente quer trocar, a gente quer aprender, a gente quer interferir e criar. Daqui até o fim do mês a cidade está repleta de acontecimentos. O Tropixel é só mais um deles. Mas é um acontecimento de peso. Vamos receber entre quarenta e cinquenta pessoas envolvidas diretamente com uma ou outra atividade do festival. Ou seja, não são espectadores e nem meros turistas, não são pessoas só de passagem por aqui. São ativistas, pesquisadorxs, cientistas, artistas, produtorxs culturais. Gente que faz a diferença, em muitos lugares do mundo. Gente que vem para unir forças a todo mundo que tenta entender e melhorar Ubatuba.
Começaremos o festival na segunda-feira, dia 21, com um painel importante sobre Políticas Culturais e Transformação Social. A ideia é refletir sobre como o fazer cultural pode apontar caminhos para um modelo de desenvolvimento que seja includente, colaborativo, sustentável e solidário. Teremos a presença de Celio Turino, criador - lá se vai uma década - do programa Cultura Viva, que implantou os Pontos de Cultura; e de Americo Cordula, Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.
Na terça o festival conta com o Seminário Sincronizando..., que traz discussões contemporâneas sobre cidade, resíduos eletroeletrônicos, bioarte e turismo sustentável. Nos dois dias seguintes, a cidade é tomada por projetos experimentais: explorações fotográficas, investigação de campo, desenvolvimento de tecnologias, oficinas, mapeamentos, projeções, intervenções urbanas, criação performática, troca de conhecimentos e muito mais. A quarta-feira se encerra com um Fórum, organizado em parceria com a Prefeitura, sobre planos de desenvolvimento de tecnologias em Ubatuba. Na quinta, vamos lançar a segunda edição da Facta - revista de Gambiologia. O Ônibus Hacker e o Labmovel circulam pela cidade com oficinas e projetos.
Na sexta-feira,  dia 25, todos os times que se espalharam pela cidade reunem-se para promover a OCUPA. - ocupação cultural do Perequê-Açu. Vamos transformar, ao menos por um dia, o terminal turístico que ficou tanto tempo abandonado em um centro cultural comunitário, vibrante e dinâmico.
Alguns participantes (e o Ônibus Hacker) vão até estender sua visita a Ubatuba, para prestigiar o aniversário da cidade na segunda-feira.
Todo esse texto somente para contar que a programação está praticamente finalizada. Acessem aqui: http://tropixel.ubalab.org/ubatuba
===
E para não perder a viagem, se alguém leu TUDO ISSO e se interessou, confesso que o festival ainda precisa resolver algumas coisas. Tomamos a decisão de contemplar o máximo possível de propostas enviadas ao festival. No momento, estamos com condições de cobrir o transporte e a hospedagem de quase todas entre aquelas dezenas de pessoas que mencionei acima. Mas ainda faltam recursos para bancar a alimentação, o material para algumas oficinas e mais algumas coisinhas. A gente queria arrecadar muito mais do que conseguimos com a vaquinha online - e eu agradeço profundamente às doações significativas que por ali apareceram. Mas não tivemos condições de dar tanta atenção assim à divulgação dela. Ainda assim, vamos mantê-la no ar. Se o processo do Tropixel vale alguma coisa para você, peço que nos ajude a garantir o bem estar de nossos convidados na próxima semana. Hospedagem solidária; almoços pagos; doações de pizzas, esfihas e afins serão aceitas. Dinheiro, naturalmente, também: http://tropixel.ubalab.org/pt-br/apoio

Ubalab na Gaivota FM

Enviado por efeefe, qua, 09/25/2013 - 23:43

Na terça-feira 17/09 participei do programa de rádio Conexão Gaivota. Contei um pouco sobre a presença de Paul Singer durante o lançamento da Cooperativa do Azul. Destaco um trecho do que falei na entrevista:

Teve uma coisa que foi interessante no sábado. A fala do Paul Singer - e foi bastante inspiradora nesse sentido - deu a sensação para as pessoas que estavam ali de que Ubatuba estava no centro do mundo. A gente sabe que isso acontece algumas vezes. Tem coisas que acontecem nessa cidade que são de uma inovação e de uma relevâncias para os dias de hoje muito grande. Ubatuba é um dos exemplos de preservação da mata atlântica. Todo mundo anda de bicicleta. Tem qualidade de vida. Algumas coisas que nos fazem perceber que Ubatuba é uma cidade "pra frente".

Palestra "Captação e Mobilização de Recursos" - Marcelo Estraviz

Enviado por efeefe, sab, 09/21/2013 - 18:31

Marcelo Estraviz, aliado que estava por perto quando surgiram as primeiras conversas que inspiraram a MetaReciclagem, mais de dez anos atrás, está vindo para Ubatuba na próxima semana a convite da Escola Jardim Primavera Iniciativa Waldorf. Na noite da sexta-feira, Estraviz vai dar uma palestra sobre "Captação e Mobilização de Recursos" no Sobradão do Porto. Recomendo a todo mundo em Ubatuba e região que se dedica a fazer projetos e ideias acontecerem. Abaixo o serviço completo.

A ESCOLA JARDIM PRIMAVERA PROMOVE A PALESTRA

CAPTAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

com Marcelo Estraviz

Dia 27 de setembro, sexta-feira, às 19h

Sobradão do Porto (Fundart)

Praça Anchieta, nº 38, Centro, Ubatuba/SP.

A Escola Jardim Primavera Iniciativa Waldorf convida todos os interessados a assistir à palestra de Marcelo Estraviz sobre captação e mobilização de recursos para projetos sociais e culturais.

Marcelo Estraviz apresenta elementos e iniciativas que contribuem para a criação e o aperfeiçoamento de um departamento de captação de recursos, fazendo com que a área possa se estabelecer, profissionalizar e manter-se ativa e eficaz dentro de organizações sem fins lucrativos e projetos culturais. Apresenta também aos participantes as principais atividades e técnicas para que uma organização inicie um planejamento estruturado na mobilização de recursos, por meio de seus aliados e futuros parceiros.

Custo: Gratuito.

Sobre Marcelo Estraviz: Empreendedor social, palestrante e escritor. Ex-presidente da ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos, Conselheiro do Greenpeace e embaixador da iniciativa The Hub. Professor do MBA de Gestão e Empreendedorismo Social da FIA/USP-Gife. Co-autor do livro "Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil" e autor de "Um dia de captador". É também Presidente da Associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes.
http://about.me/marcelo.estraviz

Sobre o Jardim Primavera: Escola localizada no Centro de Ubatuba que tem como princípio a Pedagogia Waldorf, baseada na Antroposofia. A Associação Jardim Primavera, mantenedora da Escola, dá especial importância à economia associativa, à colaboração e à sustentabilidade de projetos socioculturais.
http://jardimprimavera.com.br

Apoio: Pousada Albatroz, Pizzaria Orégano, Padaria Integrale e Ubalab.

Divulgar conteúdo

Copyleft - copie, espalhe e remixe, mas cite a fonte.

Drupal theme by Kiwi Themes.