Blogs

Voluntariado na Fundação Florestal - Litoral Norte

Enviado por efeefe, seg, 10/29/2012 - 20:48

Repassando a dica enviada por Flavia Vivacqua. Fonte: Site da Secretaria do Meio Ambiente de SP.

Fundação Florestal abre inscrições para programa de voluntariado no Litoral Norte

 

Podem concorrer os estudantes universitários de graduação ou pós-graduação, de instituições particulares ou públicas, de diversas áreas

A Fundação Florestal, por meio dos parques estaduais da Serra do Mar – núcleos Picinguaba e Caraguatatuba, e da Ilha Anchieta, abriu inscrições para o Programa de Voluntariado “Amigos do Verde”, previsto para acontecer entre os dias 27 de dezembro de 2012 e 28 de fevereiro de 2013.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro. Ao todo, serão oferecidas 38 vagas para estudantes de diversos cursos, divididos em grupos de, no máximo, sete voluntários por unidade, em períodos diferentes.

Os voluntários atuarão em áreas diversas, como programas de Pesquisa, de Uso Público, de Interação Socioambiental e de Gestão. Podem concorrer às vagas, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências agrárias, biológicas, econômicas, humanas, administração, biblioteconomia, turismo, ciências da terra, comunicação e direito. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no link Amigos do Verde.

O objetivo do programa “Amigos do Verde” é capacitar estudantes por meio de vivências, quanto ao tema Planejamento e Manejo de Áreas Naturais Protegidas; além de fortalecer a relação entre os parques e o universo acadêmico e otimizar as ações do parque, sobretudo no período de alta temporada, diante da grande demanda de turistas na região.

Pré-seleção
Os candidatos inscritos passarão por uma pré-seleção curricular e, em seguida, os pré-aprovados serão chamados para uma semana de capacitação no Núcleo Picinguaba e no PEIA, onde acontecerá o processo final de seleção. A participação na semana de capacitação é quesito indispensável à realização do trabalho voluntário.
O treinamento e a seleção final dos candidatos será realizada entre 10 e 14 de dezembro de 2012, nas respectivas Unidades de Conservação. A participação da semana de capacitação é quesito indispensável à realização do programa de voluntariado.

Ô de casa na Fundart

Enviado por efeefe, ter, 10/23/2012 - 13:12

Repassando o convite enviado pelo Ponto de Cultura Olhares de Dentro:

Ola Amigos!!! Sabado, dia 27.10, as 17hs,  teremos mais uma apresentaçao do Grupo O de Casa, no Sobradao do Porto, no centro de Ubatuba. Todo ultimo sabado do mes, o grupo O de Casa vem se apresentando no Sobradao, atraves de parceria firmada entre o Ponto de Cultura Olhares de Dentro e a Fundaçao de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). Para quem nao conhece, o Grupo O de Casa e formado por jovens moradores do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba - SP. O Grupo surgiu a partir das açoes de preservaçao das musicas e danças tradicionais da comunidade promovidas pelo Olhares de Dentro! Sera realizado um cortejo de maracatu, as danças e musicas do Fandango Caiçara e uma roda de jongo! Estao todos convidados pra brincar com a gente!!! Um abraco!!!!!!!

Semana de Tecnologia de Ubatuba

Enviado por efeefe, qua, 10/17/2012 - 01:50

Acontece essa semana a Semana de Tecnologia de Ubatuba, organizada pela ETEC/Centro Paula Souza e realizada no novo "Centro do Professorado" (ou "Teatro Municipal"). A programação inclui palestras, oficinas e outras atividades. Cheguei a ser convidado pelo Álvaro, que coordena o evento, a dar uma palestra por lá, mas infelizmente não tenho como ir a Ubatuba essa semana por causa do mestrado aqui em Campinas e de uma provável ida ao Rio de Janeiro. Para compensar, tive a oportunidade de contribuir um pouco com a programação, sugerindo a inclusão do evento na Semana de Ciência e Tecnologia do MCTI, propondo alguns nomes de palestrantes e ajudando a articular a presença de alguns hackers e ativistas de fora da cidade (o que ficou quase inviável por conta da coincidência com a Latinoware).

P.S. para quem se interessa por essas coisas: Fiz também fiz um vídeo curto de agradecimento e levantando algumas questões para o pessoal da ETEC e outros participantes da Semana. Fiz o vídeo com uma câmera fotográfica, um celular e a webcam embutida no laptop (captando imagens via cheese em ogv, depois convertidas com o mencoder). Editei tudo com o kdenlive. Infelizmente, os cortes de outros planos para as imagens da webcam ficaram estranhos - por uma fração de segundo, o vídeo volta mais do que deveria e corre acelerado, até sincronizar. O áudio permanece sem cortes nem saltos, mas o vídeo dá a sensação de perder o sync várias vezes. Não deu tempo de pesquisar a causa, ou editar em outro software. Paciência. Espero que não tenha sido muito ruim.

ZASF, Uai Fai na roça. Precisamos de colaboradorxs!

Enviado por efeefe, ter, 09/18/2012 - 13:22

Inscrevi junto com o Vince uma nova versão da ZASF na convocatória do Interactivos?'12 Autonomias: Ciências da Roça na Nuvem. Fico feliz em anunciar que o projeto foi um dos selecionados, em companhia de um monte de outros projetos legais. A ideia é expandir o que fiz até agora com a ZASF: experimentar e documentar o hardware e software, fazer uma curadoria de conteúdo que é disponibilizado nas redes autônomas, trabalhar o objeto físico que cria essas redes (transformá-lo em um totem, em um objeto de culto, ou então em maneiras de ocultá-lo, de garantir sua mesclagem com o ambiente), e pensar em rituais de acesso, rotinas de negociação e quetais.

Vamos precisar de ajuda para fazer tudo isso. Por sorte, o formato do Interactivos? inclui uma convocatória para colaboradorxs: pessoas que dominam um ou outro assunto tratado nos projetos, e que se dispõem a ajudar. A convocatória está disponível lá na página do evento, replico abaixo o texto:

Convocatória para Colaboradores
para Colaboradores
Esta metodologia de desenvolvimento de trabalhos pretende ser uma plataforma de investigação, produção e aprendizagem coletiva que parte do desenvolvimento dos projetos selecionados. As propostas se desenvolvem em grupos multidisciplinares de trabalho compostos pelo autor/autores e pelos colaboradores interessados, com o assessoramento conceitual e técnico de professores e assistentes. O Interactivos?, que existe desde 2006, propõe um modelo interativo de aprendizagem que supera a típica dinâmica hierárquica estabelecida nas figuras do professor e do aluno.

Colaboração
Cada proposta contará com o auxílio de até 3 colaboradores. Xs interessadxs podem escolher com quais projetos desejam participar (dois no máximo). O critério de seleção dos colaboradores será baseado na ordem de inscrição dos mesmos, até preencher as vagas disponíveis.
para Colaboradores
Acesse o resumo dos projetos selecionados e perfil dxs colaboradorxs na nossa wiki clicando aqui
Xs 15 primeiros inscritos serão contactados para colaborar no desenvolvimento dos projetos selecionados ao longo de um período de 16 dias entre os dias 1 e 17 de novembro de 2012, na Nuvem - estação rural de arte e tecnologia.

A Nuvem oferece aos proponentes desta convocatória:
-hospedagem em uma casa em zona rural com conexão à internet, pequeno laboratório e espaços coletivos
-alimentação básica (3 refeições). Alimentos especiais ou extras deverão ser adquiridos pelos proponentes

A despesas de transporte de ida e volta do lugar de origem até a Nuvem serão por conta do proponente.

 

BikeUba

Enviado por efeefe, ter, 09/18/2012 - 10:50

Wille Marcel, que entre outras coisas está envolvido com o projeto Maparec (o mapeamento colaborativo do Recôncavo Baiano), veio de Cachoeira, na Bahia, especialmente para o Encontrão Hipertropical de MetaReciclagem, em maio passado. Durante os dias em Ubatuba, ele ficou com uma boa impressão sobre o uso de bicicletas na cidade, e fez um vídeo sobre o assunto:

Mais informações sobre o vídeo, aqui.

Divulgar conteúdo

Copyleft - copie, espalhe e remixe, mas cite a fonte.

Drupal theme by Kiwi Themes.