Invenções...

  • Posted on: sex, 05/13/2011 - 16:23
  • By: efeefe

Excelente documentário que conta um pouco do contexto no Quilombo da Fazenda, na área do Núcleo Picinguaba. Ele traça um pouco do histórico do Quilombo, conta sobre as mudanças que acompanharam a construção da rodovia (Rio-Santos) e da criação do Parque Estadual da Serra do Mar (um processo autoritário, de cima pra baixo) e trata também dos desafios atuais, com a criação de uma cooperativa baseada nos princípios da economia solidária.

IPEMA

  • Posted on: sex, 05/13/2011 - 15:59
  • By: efeefe

Semana passada fui até o IPEMA encontrar com o Marcelo Bueno, para conversar sobre possíveis parcerias com o Ubalab. Eu já tinha visitado o instituto há cerca de dois anos, mas ainda não conhecia o Marcelo pessoalmente. Gostei muito do papo, existem algumas pontas possíveis pra gente fazer coisas juntos. O IPEMA tem uma busca constante por autonomia: já manejam a própria água e geram a própria energia. Trabalham com bioconstrução, e têm parcerias com diversos projetos interessantes.

Intercâmbios, papos, água

  • Posted on: seg, 04/18/2011 - 00:37
  • By: efeefe

Participei semana passada de duas conversas online articuladas por Vicky Sinclair, que está passando uns meses pela América do Sul. Vicky é a cabeça por trás do ArcSpace de Manchester, que eu conheci no ano passado, e está sempre agitando possibilidades de intercâmbio sobre ecologia, tecnologias e sociedade. O primeiro encontro na semana passada foi um bate-papo entre alunos de uma sala de aula em Manchester, uma galera da House of Natural Fiber na Indonésia e o pessoal do projeto Puraqué Digital. Conversaram sobre contextos e realidades, e sobre possibilidades de ajuda efetiva entre os diferentes cenários.

O outro encontro aconteceu ontem, reunindo de novo o pessoal do Puraqué, a Karla Brunet (que tem o projeto Geografias do Mar e o Narrativas Digitais) em Salvador (que relatou o papo aqui) e uma galera em Taganga, na Colômbia (perto de onde aconteceu um terrível vazamento de óleo de Palma). O pessoal da Indonésia se atrasou por algum problema com polícia e documentos. A conversa dessa vez se concentrou um pouco mais na questão da água (na esteira dos Waterlabs que surgiram na rede Bricolabs): captação, tratamento, distribuição, críticas à exploração comercial-governamental.

Cidades digitais, a gramática do controle e os protocolos livres

  • Posted on: ter, 04/05/2011 - 17:36
  • By: efeefe

Minha busca por alternativas locais, sustentáveis e justas para o desenvolvimento de inovação e tecnologias livres aponta cada vez mais para a necessidade de maior articulação entre duas classes de estruturas informacionais que se sobrepõem: a cidade e as redes digitais. Eu escrevi aqui no ano passado sobre a perspectiva de cidade como sistema operacional. Essa aproximação não é inédita. Na mesma fronteira mas talvez em sentido inverso, o artigo Reading the Digital City, publicado no Next Layer por Clemens Apprich, analisa justamente a influência que a ideia de cidade exerceu nos primeiros anos de popularização da internet, e como essa influência foi usada para estabelecer relações de controle e poder:

"Não é por acidente que a cidade tenha sido escolhida como uma das mais significativas metáforas para os primeiros dias da internet. A cidade tem (como o Ciberespaço) uma origem militar e é definida (pelo menos simbolicamente) por muros cujos portões constituem a interface para o resto do mundo. (...) A interface determina como o usuário concebe o próprio computador e o mundo acessível a partir dele."

Páginas