Eixos do UbaLab

  • Posted on: qua, 02/16/2011 - 02:09
  • By: efeefe

Esse post é uma adaptação dos eixos de ação propostos no projeto que foi selecionado como Esporo de Cultura Digital em edital do Ministério da Cultura. Mais informações sobre a situação atual do projeto, aqui.

UbaLab é um laboratório experimental dinâmico que consiste em uma série de ações coordenadas destinadas a integrar o potencial humano, cultural e ambiental às novas tecnologias, em especial aos referenciais da cultura digital brasileira e da MetaReciclagem, por meio da produção multimídia livre e da arte eletrônica.

Os focos principais de investigação e atuação são apropriação e reuso de tecnologias, interconexão em rede de culturas tradicionais, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, educação para a inovação, autonomia.

A intenção é uma atuação de longo prazo, articulando uma conversa aprofundada e engajada, na busca de modelos de desenvolvimento econômico e cultural adequados ao século XXI, dando origem a uma composição dinâmica entre o enraizamento cultural e as novas culturas hiperconectadas.

O atuação baseia-se em quatro eixos interrelacionados:

Esporo de MetaReciclagem: espaço físico dedicado à reutilização de tecnologias digitais. Laboratório de apropriação de tecnologias e cultura digital experimental. Pesquisa - experimentos com softwares de produção cultural (audio, vídeo, produção gráfica, interatividade, instalações imersivas, arte em rede) a partir do uso de equipamentos eletrônicos recondicionados. Utilização de resíduos eletroeletrônicos como base para ciência de bairro, artesanato, kits de eletrônica básica. Realização de um Encontrão de MetaReciclagem na cidade.

UbaMapa: mapeamento online colaborativo (urbano/ambiental/cultural). Ações de mapeamento e georreferenciamento de iniciativas culturais na cidade, baseadas em tecnologias livres.

Núcleo de cultura digital e livre: encontros quinzenais, com debates e palestras sobre a cultura digital brasileira, baseada em conceitos como licenças livres, ações em rede e generosidade intelectual. Suporte tecnológico para projetos culturais, integração com ações em outras regiões do país. Estudar a viabilidade de um Festival Nacional de Cultura Livre em Ubatuba. Palestrantes convidados, ligados a outros projetos de cultura digital e MetaReciclagem de todo o Brasil.

Articulação internacional: intercâmbio cultural com redes e organizações de todo o mundo.