Projetos UbaLab

inc.ubalab

A incubadora colaborativa inc.ubalab constitui um processo aberto e continuado de acolhimento e desenvolvimento de ideias, projetos e talentos em Ubatuba. Interessa-se particularmente por temas como a educação aberta, as tecnologias livres, a inovação cidadã e a cultura de abertura. Ela dialoga profundamente com um histórico de iniciativas realizadas em torno do UbaLab e outras redes, e busca consolidar um processo aberto e inclusivo dedicado à criação, construção e gestão de projetos colaborativos. Saiba mais.

Prisma

O Programa Inovação, Sociedade e Meio Ambiente é um programa de educação aberta voltado a criar massa crítica para ações de inovação socioambiental a partir da cidade de Ubatuba. Saiba mais, e conheça também os subprojetos do Prisma:

Cisa

O CISA é um curso híbrido que agregará conteúdo online, encontros presenciais e mentoria de projetos concretos de inovação socioambiental. A proposta é focada em um grupo reduzido de aprendizes, que atuarão (ao mesmo tempo) como estudantes e autores de conteúdo livre para futuras turmas do curso. Mais informações na Wiki Ubatuba.

sei.eco

sei.eco é uma plataforma online para promover a aprendizagem social distribuída sobre inovação socioecológica. Em vez de “cursos”, sei.eco permitirá a criação de “itinerários” de aprendizado - como playlists temáticas que organizam qualquer objeto educacional encontrado na internet, junto com metadados e comentários dos próprios usuários, e podem ser livremente compartilhadas e misturadas. Terá também uma curadoria ativa de objetos de aprendizagem, validados por pessoas com experiência nos temas tratados. Será desenvolvido com software livre. Mais informações na Wiki Ubatuba.

Transformatório

O Transformatório Ubalab busca constituir em Ubatuba uma rede de espaços, profissionais, oficinas e coletivos dedicados à transformação de matéria. Para entender melhor o cenário e construir as bases do projeto, fizemos em 2016 a pesquisa TransforMatéria, que trouxe uma série de elementos importantes para a conversa. Saiba mais.

Festival Tropixel

O Festival Tropixel acontece em Ubatuba desde 2013, com o objetivo de promover uma discussão aprofundada sobre os campos na fronteira entre Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade. Saiba mais.

Wiki Ubatuba

Ambiente digital colaborativo para organização de projetos e circulação de informação. Acesse a wiki para saber mais.

Outras iniciativas

Plataforma Ciência Aberta Ubatuba

Projeto de pesquisa-ação sobre a relação entre produção de conhecimento, sua circulação e o desenvolvimento local em Ubatuba. Coordenado pelo Liinc/IBICT com recursos do IDRC, e integrante da rede OCSDNet. Saiba mais.

Ninho

Espaço de co-working (escritório compartilhado) no centro de Ubatuba e agência de projetos. Saiba mais.

Gaivota

Rádio Cultural comunitária transmitindo em 104.9 Mhz na região central de Ubatuba. Saiba mais.

Publicações