Prisma - inovação, sociedade, meio ambiente

Prisma é um programa de educação aberta voltado a criar massa crítica para ações de inovação socioambiental a partir da cidade de Ubatuba. Foi concebido pela percepção de que são raros os cursos em português sobre este tema, e em particular de que nenhum é oferecido em Ubatuba e região. Essa carência dificulta ainda mais a necessária criação de alternativas sustentáveis e includentes de desenvolvimento socioeconômico na cidade, uma recordista em preservação ambiental sob ameaça de interesses diversos.

Prisma está sendo desenvolvido dentro do âmbito da incubadora colaborativa inc.ubalab.

Subprojetos

CISA

O Curso de Inovação Socioambiental (CISA) é um curso híbrido que agregará conteúdo online, encontros presenciais e mentoria de projetos concretos de inovação socioambiental na cidade de Ubatuba. A proposta é focada em um grupo reduzido de aprendizes, que atuarão (ao mesmo tempo) como estudantes e autores de conteúdo livre para futuras turmas do curso. Mais informações na Wiki Ubatuba.

sei.eco

sei.eco é uma plataforma online para promover a aprendizagem social distribuída sobre inovação socioecológica. Em vez de “cursos”, sei.eco permitirá a criação de “itinerários” de aprendizado - como playlists temáticas que organizam qualquer objeto educacional encontrado na internet, junto com metadados e comentários dos próprios usuários, e podem ser livremente compartilhadas e misturadas. Terá também uma curadoria ativa de objetos de aprendizagem, validados por pessoas com experiência nos temas tratados. Será desenvolvido com software livre. Mais informações na Wiki Ubatuba.