Consultas, conferências, participação...

  • Posted on: qui, 07/18/2013 - 16:46
  • By: efeefe

Ubatuba tem aberto um monte de oportunidades para quem quiser se fazer ouvir, em diversos temas. Desde que voltei de viagem, já participei da conferência da cidade e da conferência de cultura. Perdi a conferência de educação, porque estava em São Paulo. Hoje também estive em uma reunião setorial sobre lixo eletrônico e hospitalar, etapa preliminar da conferência municipal do meio ambiente que está começando. Terça-feira que vem ainda tem a consulta participativa do projeto litoral sustentável. Acontecem por esses tempos também as conferências de desenvolvimento rural e assistência social.

São boas oportunidades para conhecer pessoas engajadas, projetos enraizados e ideias relevantes para a cidade. Também são espaços para a formulação coletiva de propostas para o futuro da cidade, estado e país. Existem, obviamente, problemas no formato padrão das conferências (para mim é sempre muito difícil escolher um eixo de discussões - costumo me interessar por todos), mas é um excelente início para estabelecer caminhos de participação pública na formulação e implementação de políticas públicas que façam sentido.

P.S.: exemplo concreto da possibilidade efetiva de participação são três propostas que eu sugeri ou nas quais eu interferi durante a conferência de cultura de Ubatuba: a criação de um programa cultura viva municipal, ao apoio a coletivos criativos e a oferta de oficinas de arte, mídia e cultura digital.