inc.ubalab - lançamento em 17/03 e convocatória-relâmpago

No dia 17/03, durante a programação do Seminário Ciência Aberta para Outro Desenvolvimento, será inaugurada a incubadora colaborativa inc.ubalab. Trata-se de uma iniciativa independente buscando a aproximação e a colaboração entre, de um lado, pessoas, grupos e organizações em Ubatuba; e de outro suas demandas, ideias, habilidades, projetos e recursos.

O principal objetivo da inc.ubalab é construir uma rede de apoio ao desenvolvimento de projetos colaborativos que tenham impacto positivo em questões socioambientais e educacionais. Este apoio se dará por meio de interlocução, infraestrutura, desenvolvimento de protótipos, encontros, cursos e oficinas, contatos, e quaisquer outros formatos que sejam considerados relevantes. Queremos buscar em especial aqueles projetos que tenham pontos de contato com a circulação aberta e a apropriação social de dados, informação e conhecimento. A motivação para criação da inc.ubalab surgiu ao longo do projeto de pesquisa Plataforma Ciência Aberta Ubatuba, que buscou o diálogo e a colaboração entre diferentes tipos de saberes e formas alternativas de desenvolvimento.

Convocatória-relâmpago de projetos (presentes, passados ou futuros)

Para este primeiro encontro em 17/03/2017, queremos convidar todas - indivíduos, coletivos, empresas, prestadores de serviços, estúdios, escolas e universidades, associações, institutos e outras ONGs, movimentos sociais - que possam se interessar pelo tema da inovação colaborativa. Isso se aplica a todas as pessoas que já identificaram algum problema que poderia ser enfrentado por uma conjugação particular de habilidades; e também para quem tem ou está desenvolvendo talentos - criativos, gerenciais, de comunicação - que poderiam ser úteis para buscar soluções a questões da sociedade e do meio ambiente. E ainda para quem tem acesso a recursos que possam contribuir para estas soluções (espaço, equipamentos, dinheiro, materiais, estrutura jurídica, tempo, alimentos, produtos).

Pedimos a vocês, que sentem que já podem oferecer algo (mesmo que ainda seja somente uma ideia solta) para esta construção coletiva, preparem uma breve explanação (no máximo cinco minutos). Podem também trazer material impresso (cartazes para afixar, ou folhetos para distribuir). Vamos aproveitar este encontro para um primeiro mapeamento de demandas, vontades, campos, recursos, habilidades. Para organizar melhor as atividades, por favor avisem antecipadamente sobre seu interesse em se apresentar (pelo email felipefonseca @ gmail PONTO com).

A programação detalhada do primeiro encontro da inc.ubalab será a seguinte:

  • 11h Apresentação inicial Horizontes de Colaboração: inc.ubalab e a plataforma Ciência Aberta Ubatuba
  • 11h15 Apresentações das iniciativas, pessoas e organizações presentes (cinco minutos cada)
  • 12h Debate aberto e mapeamento de temas, recursos e conhecimentos

O encontro vai acontecer no auditório da Escola Municipal Tancredo Neves (Av. Rio Grande do Sul, 600 - Centro). Sugerimos ainda que todas as pessoas interessadas confiram também a programação completa do seminário Ciência Aberta para Outro Desenvolvimento, que dura o dia inteiro e tem outros momentos que podem ser relevantes.