O Festival Tropixel – Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade reuniu em outubro de 2013 artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo em Ubatuba e Juiz de Fora. Realizou-se de 17 a 19 de outubro (Juiz de Fora) e 21 a 25 de outubro (Ubatuba), abrangendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A intenção da rede Tropixel, parceira brasileiro da rede de eventos internacionais Pixelache, é articular criticamente particularidades brasileiras na fronteira entre cultura e tecnologia - por um lado com referências científicas e teóricas, e por outro com práticas experimentais contemporâneas - em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes.
Saiba mais:
- Eixos temáticos do Tropixel 2013;
- Cobertura na imprensa e relatos de participantes;
- Chamada por propostas de participação;
- Programação em Ubatuba;
- Informações práticas;
- Convidadxs;
- Apoio.
O Festival Tropixel de 2013 foi articulado pelo núcleo Ubalab e pela UFJF junto a uma comissão organizadora com abrangência nacional, bem como grupos e instituições locais. Grande parte da programação do festival em Ubatuba foi definida a partir de uma convocatória por propostas de participação.
Comissão organizadora
Adriano Belisário (i-motirõ / RJ), Álvaro Gonçalves (Escola Técnica de Ubatuba / SP), Felipe Fonseca (Ubalab / SP), Juan Blanco Prada (Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba / SP), Karla Brunet (UFBA / BA), Lula Fleischman (Nuvem / RJ), Maira Begalli (UFABC / SP), Orlando da Silva (UFCG / PB), Raquel Rennó (UFJF / MG), Tatiana Prado (MetaRecursos / SP), Yasodara Córdova (W3C / SP).
Também participam: Rafael Evangelista (Labjor/Unicamp / SP), Henrique Parra (Unifesp/Pimentalab), Gabriel Menotti (UFES / ES).
Rede local
Escola Técnica de Ubatuba - Centro Paula Souza, Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fundart, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação.