Blog de efeefe

Tropixel Labs - Jornada Outros Desenvolvimentos

A tarde do dia 23/10 foi dedicada a explorar o tema principal do festival Tropixel Labs: existiriam alternativas aos horizontes usualmente expressos no discurso do desenvolvimento? No que consistiriam estas alternativas? De que maneira podem ser articuladas para oferecer futuros mais inclusivos, humanos e sustentáveis? Ao longo da tarde daquela sexta-feira, o festival reuniu nomes importantes para debater estes temas na Etec - Centro Paula Souza de Ubatuba.

Tropixel Labs - Oficina de Comunicação na Aldeia Boa Vista

Em parceria com o projeto Rede de Turismo Ambiental Comunidades Tradicionais, o festival Tropixel Labs organizou uma oficina de comunicação para indígenas da Aldeia Guarani Boa Vista, no sertão do Prumirim.

Mostra Bio-fiction - Tropixel Labs

Tropixel Labs - Outros Desenvolvimentos

Entre os dias 22 e 24 de outubro, Ubatuba sediou o Tropixel Labs, quarta edição do evento que aproxima arte, ciência, tecnologia e sociedade. O festival aconteceu em diferentes locais da cidade e envolveu oficinas, debates, mostras de vídeo e diversas atividades culturais e educacionais.

Tropixel Labs - feito!

Mais uma edição de Tropixel realizada. Apesar das dificuldades e entraves, fizemos bastante coisa por aqui. Foram três dias de debates, oficinas, lançamentos, produção, apresentações. Muita coisa teria sido melhor com mais gente/tempo/dinheiro, mas como sempre o feito foi o possível. Muitas belas sementes plantadas por aqui, e não estou falando só no sentido simbólico.

Mostra Bio-fiction

A mostra de vídeos Bio-fiction explora o campo emergente da biologia sintética a partir de diferentes perspectivas disciplinares incluindo a ciência e engenharia, os estudos culturais, a biologia amadora, videomakers, artistas e designers.

Organização da mostra em Ubatuba: Karla Brunet (UFBA).

Primeira parte: Abertura Tropixel Labs.

22/10, 19h30, no Jardim Cultural (Rua Guarani, 345, Itaguá).

Lançamentos durante o Tropixel Labs

Na quinta-feira que vem, durante a abertura do festival Tropixel Labs, vamos fazer o lançamento de alguns livros. Um deles é o Tropixel: arte, ciência, tecnologia e sociedade, organizado por Karla Brunet e Raquel Rennó e publicado pela EDUFBA, com textos ligados à primeira edição do Tropixel. Outro é o Ciência Aberta, Questões Abertas, editado por Alexandre Abdo, Maria Lucia Maciel, Sarita Albagli e publicado pelo IBICT.

Restrições

Para quem está acompanhando a preparação do Tropixel Labs (mais detalhes na wiki), uma notícia não tão boa: por conta de adiamentos e prováveis atrasos no repasse de recursos destinados a apoiar o festival, tivemos que suspender algumas das atividades. É o caso do Lab de Documentação e do Encontro Rede//Labs, que não vão acontecer na programação da próxima semana em Ubatuba.

OCUPE - convocatória a projetos para a praça experimental

Para marcar o último dia (24/10) de atividades gratuitas e abertas ao grande público do Festival Tropixel, estamos organizando a OCUPE - Ocupação Cultural Praça Experimental, que promoverá o diálogo entre cultura, ciência e espaço público.

Rodada Ciência Aberta - convite a pesquisadorxs

Um dos eixos da programação do Tropixel Labs - Outros Desenvolvimentos é a Rodada Ciência Aberta, que vai reunir e debater projetos de produção de conhecimento que dialoguem com a busca de alternativas ao desenvolvimento em Ubatuba e região. Estamos recebendo propostas de participação através de um formulário. Mais informações no site Ciência Aberta Ubatuba.

Páginas